Campanha por doador está em andamento
Já nos primeiros momentos em que a coleta de sangue começou a ser feita, a movimentação era grande no espaço destinado à busca de um doador de medula óssea para o garoto Gabriel Montibeller (11). A campanha está acontecendo no hall de entrada da Unifebe, no campus do bairro Santa Terezinha, e conta com o trabalho de funcionários do Hemosc, de Florianópolis, além de voluntários.
A coleta teve início pouco antes das 10 horas e segue até por volta das 16 horas. De acordo com a assistente social Dinah Pinheiro, do Hemosc, a intenção é fazer em torno de 600 coletas até o final do dia. “É importante dizer que a pessoa não vai doar a medula agora. Ela vai só se cadastrar como possível doadora”, explica.
Os requisitos para fazer a doação são ter entre 18 e 55 anos de idade e apresentar um documento de identidade, no local. Após preencher um termo de consentimento, a pessoa é encaminhada para fazer a coleta de 5 ml de sangue.
Segundo Dinah, existe em torno de 1.200 pessoas aguardando por uma medula óssea em Santa Catarina. Quem já fez cadastro em outras campanhas, não precisa repetir o processo, pois os dados já estão armazenados no Hemosc.
“O importante é apenas manter os dados atualizados”, afirma Dinah.